CEASAMINAS - Centrais de Abastecimento de Minas Gerais S.A.
  Contagem, sábado, 13 de setembro de 2025.

CeasaMinas discute revitalização da unidade de Barbacena

Verlan A. Homem

A CeasaMinas promoveu nesse dia 6 reunião com representantes da Prefeitura Municipal de Barbacena para debater a revitalização do entreposto local. Além de apontar a necessidade de investimentos na estrutura física da unidade, o encontro discutiu alternativas para aproveitar o potencial produtivo da região, tornando a CeasaMinas-Barbacena referência para produtores rurais, concessionários e compradores.

Participaram, a convite da CeasaMinas, os secretários de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Barbacena, Renato José Laguardia de Oliveira, e de Planejamento e Gestão, Gilberto Cardoso Ramos Junior; e a diretora de Apoio ao Empreendedorismo do município, Natália Viol.

"Pretendemos atuar de modo que todas as intervenções na unidade sejam feitas de comum acordo com a Prefeitura Municipal", afirmou o chefe de gabinete da CeasaMinas, Marcos Araújo de Oliveira. Ele acrescentou que a revitalização do entreposto localizado na região do Campo da Vertentes será o passo inicial para intervenções nas demais unidades da CeasaMinas no interior (Uberlândia, Juiz de Fora, Caratinga e Governador Valadares).

O secretário de Agricultura, José Laguardia, colocou a Prefeitura Municipal à disposição para firmar parcerias envolvendo melhorias na CeasaMinas-Barbacena. "Parabenizo a CeasaMinas pelo interesse em propiciar essa interação com os poderes públicos locais. É um trabalho a ser feito em conjunto de modo a favorecer os produtores rurais, impulsionando tanto a zona rural quanto a cidade". Ele destacou também o desafio de ouvir os produtores rurais, mostrando a eles as vantagens de comercializarem na unidade.

A diretora de Apoio ao Empreendedorismo do município, Natália Viol, lembrou que muitos agricultores e lojistas ainda preferem se deslocar até o entreposto de Contagem da CeasaMinas para fazer negócios. "A mercadoria produzida em Barbacena vem para Contagem para depois voltar a Barbacena, onde será consumido".

A reunião destacou o potencial de crescimento da unidade, tendo em vista a vocação da região de Barbacena, especialmente nos segmentos de frutas, hortaliças e flores. Para se ter uma ideia, o município é o terceiro maior fornecedor de hortigranjeiros para as outras cinco unidades da CeasaMinas: foram 33,5 milhões de quilos em 2020, conforme dados apresentados pelo chefe da Seção de Informações de Mercado da CeasaMinas, Ricardo Fernandes Martins.

Em 2020, a CeasaMinas-Barbacena comercializou 11,6 milhões de quilos de produtos, movimentando 31,5 milhões de reais. "Esse potencial pode ser muito maior. Por exemplo, mais de 90% dos morangos comercializados na Ceasa do Rio de Janeiro são provenientes da região de Barbacena", explicou Martins.

A reunião ainda contou com uma apresentação geral da unidade, realizada pelo economista da CeasaMinas Wilson Guide.

Mais informações:
Departamento de Comunicação CeasaMinas
31 3399-2011/2012/2035/2036


Notícia de 06/08/2021.

Endereços:
Unidade de Contagem
Rodovia BR-040 km 688 - Kennedy
Contagem, MG, Brasil. CEP: 32.145-900
Telefone: (31)3399-2050

Unidade de Uberlândia
Rodovia BR-050 KM 76 - Segismundo Pereira
Uberlândia, MG, Brasil. CEP: 38.408-369
Telefone: (34)3234-1277

Unidade de Juiz de Fora
Avenida Doutor Simeão de Faria, nº 2525 - Santa Cruz
Juiz de Fora, MG, Brasil. CEP: 36.088-000
Telefone: (32)99163-5460

Unidade de Barbacena
Rodovia BR-040, km 698 - Caiçara
Barbacena, MG, Brasil. CEP: 36.204-666
Telefone: (32)3331-6242

Unidade de Caratinga
Rodovia BR 116, Km 529 - Graça
Caratinga, MG, Brasil. CEP: 35.300-359
Telefone: (33)3321-7243

Unidade de Governador Valadares
Rodovia BR 116, Km 413 - Turmalina
Governador Valadares, MG, Brasil. CEP: 35.042-060
Telefone: (33)99110-0011



Copyright © - Todos os direitos reservados - Centrais de Abastecimento de Minas Gerais S.A.
DETIN - Departamento de Tecnologia da Informação da CeasaMinas.