|
.JPG) A CeasaMinas promoveu nesse dia 6 reunião com representantes da Prefeitura Municipal de Barbacena para debater a revitalização do entreposto local. Além de apontar a necessidade de investimentos na estrutura física da unidade, o encontro discutiu alternativas para aproveitar o potencial produtivo da região, tornando a CeasaMinas-Barbacena referência para produtores rurais, concessionários e compradores.
Participaram, a convite da CeasaMinas, os secretários de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Barbacena, Renato José Laguardia de Oliveira, e de Planejamento e Gestão, Gilberto Cardoso Ramos Junior; e a diretora de Apoio ao Empreendedorismo do município, Natália Viol.
"Pretendemos atuar de modo que todas as intervenções na unidade sejam feitas de comum acordo com a Prefeitura Municipal", afirmou o chefe de gabinete da CeasaMinas, Marcos Araújo de Oliveira. Ele acrescentou que a revitalização do entreposto localizado na região do Campo da Vertentes será o passo inicial para intervenções nas demais unidades da CeasaMinas no interior (Uberlândia, Juiz de Fora, Caratinga e Governador Valadares).
O secretário de Agricultura, José Laguardia, colocou a Prefeitura Municipal à disposição para firmar parcerias envolvendo melhorias na CeasaMinas-Barbacena. "Parabenizo a CeasaMinas pelo interesse em propiciar essa interação com os poderes públicos locais. É um trabalho a ser feito em conjunto de modo a favorecer os produtores rurais, impulsionando tanto a zona rural quanto a cidade". Ele destacou também o desafio de ouvir os produtores rurais, mostrando a eles as vantagens de comercializarem na unidade.
A diretora de Apoio ao Empreendedorismo do município, Natália Viol, lembrou que muitos agricultores e lojistas ainda preferem se deslocar até o entreposto de Contagem da CeasaMinas para fazer negócios. "A mercadoria produzida em Barbacena vem para Contagem para depois voltar a Barbacena, onde será consumido".
A reunião destacou o potencial de crescimento da unidade, tendo em vista a vocação da região de Barbacena, especialmente nos segmentos de frutas, hortaliças e flores. Para se ter uma ideia, o município é o terceiro maior fornecedor de hortigranjeiros para as outras cinco unidades da CeasaMinas: foram 33,5 milhões de quilos em 2020, conforme dados apresentados pelo chefe da Seção de Informações de Mercado da CeasaMinas, Ricardo Fernandes Martins.
Em 2020, a CeasaMinas-Barbacena comercializou 11,6 milhões de quilos de produtos, movimentando 31,5 milhões de reais. "Esse potencial pode ser muito maior. Por exemplo, mais de 90% dos morangos comercializados na Ceasa do Rio de Janeiro são provenientes da região de Barbacena", explicou Martins.
A reunião ainda contou com uma apresentação geral da unidade, realizada pelo economista da CeasaMinas Wilson Guide.
Mais informações: Departamento de Comunicação CeasaMinas 31 3399-2011/2012/2035/2036 Notícia de 06/08/2021.
|
|