 Profissionais da CeasaMinas e do Sistema Faemg/Senar reuniram-se nessa quarta-feira, 18/08, para a construção de uma agenda conjunta de capacitação dos produtores rurais nos Barracões do Produtor, locais onde é feito o beneficiamento da produção de frutas e hortaliças antes de seguirem para a comercialização.
Dois barracões foram escolhidos para o início da parceria entre as instituições: Nova União e Barbacena. A intenção é que, a partir daí, o projeto possa se expandir para os outros dez barracões localizados em Minas Gerais. Segundo Joaquim Alvarenga, coordenador da Seção de Agroqualidade da CeasaMinas, visitas serão feitas aos dois locais com a intenção de realizar um diagnóstico.
Esse diagnóstico é importante para adequar a capacitação às necessidades reais dos produtores daquelas regiões. De acordo com o superintendente do Senar Minas, Christiano Nascif, as possibilidades de ferramentas são diversas. Cursos à distância, assistência técnica e gerencial e assessoria jurídica são alguns exemplos.
O Senar Minas (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável, dentro do Sistema Faemg, pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e de seus familiares. Anualmente, capacita cerca de 200 mil pessoas nas mais diversas áreas, por meio da oferta de mais de 600 cursos.
“Queremos retomar essa parceria com o Senar, que já foi tão forte no passado, para que o produtor resgate a vontade de produzir e comercializar. Temos doze Barracões do Produtor em Minas Gerais. Só um possui agroindústria. Nosso desejo é implementar uma agroindústria em cada barracão, de acordo com a vocação de cada região”, afirma Marcos Araújo, chefe de gabinete da CeasaMinas.
Departamento de Comunicação: 31 3399-2011/2035/2036 Notícia de 19/08/2021.
|