.jpeg) O Prodal Banco de Alimentos realizou na quarta e quinta-feira (18 e 19) a Ação Social Integrada, em frente ao Mercado Livre do Produtor (MLP) de Contagem, a fim de orientar o público que comercializa no entreposto sobre a importância do programa. O Prodal beneficia por semana cerca de 27,5 mil pessoas, que recebem excedentes de frutas e hortaliças, não comercializadas mas próprias para consumo, doadas por produtores rurais e lojistas. Parte dos alimentos é desidratada para se transformar em um nutritivo mix de legumes.
Na sede do programa, no entreposto de Contagem da CeasaMinas, os alimentos recebidos in natura são separados, processados, higienizados e posteriormente doados. A desidratação de parte dos alimentos tem como matérias-primas mandioca, batata-doce, cenoura e beterraba, acrescidas de proteína de soja e macarrão.
Esse processamento aumenta a vida útil dos alimentos, que chegam a durar até dois anos. Cada quilo do mix rende 40 refeições, complementando a alimentação de 181 entidades filantrópicas cadastradas, tais como creches, asilos e casas de abrigo.
Somente neste ano de 2021, o Prodal já repassou cerca de 655 mil quilos de alimentos. Durante a Ação Social Integrada, produtores rurais e lojistas receberam amostras gratuitas do mix, bem como kits de máscaras contra a Covid-19.
Doadores
O produtor rural de Igarapé (MG) Dercy de Sousa Campos foi um dos atendidos na tenda montada pela ação. Em seus 35 anos comercializando na CeasaMinas, ele conta que já precisou doar mercadorias por várias vezes, a fim de evitar que fossem desperdiçadas. Segundo ele, em momentos de excesso de oferta de mercadorias normalmente há dificuldade maior em vender, o que acaba gerando os excedentes.
Após receber uma amostra do mix, Campos elogiou a iniciativa: “Já havia experimentado uma receita feita a partir dele, mas é a primeira vez que vou preparar em casa. Esse programa é muito importante porque mata a fome de muita gente”.
Já o comerciante Heliton Domingos Ribeiro, do Sacolão Minas ABC, de Belo Horizonte, foi informado sobre a possibilidade de doar diretamente para o Prodal frutas e hortaliças que não foram comercializadas em seu estabelecimento. “A gente do varejo tem que ter muito jogo de cintura para evitar as perdas, mas ainda assim sempre sobra algum alimento que não é comercializado e pode ser aproveitado”, destacou.
Parceiros da ação
O evento ainda contou com a parceira da Unifemm de Sete Lagoas, que promoveu descontos de 50% em vários cursos, além de sorteio de bolsas integrais em Atendimento ao Cliente, Reposição de Estoques e Computação.
Também foram parceiros o Programa Pátria Voluntária e as associações de comerciantes (ACCeasa) e de produtores rurais (Aphcemg).
Para adquirir o mix de legumes e saber de outras formas de apoiar o Prodal Banco de Alimentos, acesse www.prodal.org.br ou ligue no 31 3399-3433/ 99837-1216.
Mais informações: Decom CeasaMinas 31 33992-2011/2012/2035/2036
Notícia de 20/08/2021.
|