|
 Produtores rurais, pesquisadores, estudantes, associações, cooperativas e demais interessados podem se inscrever para o “Simpósio Agrodigital: Panorama e Desafios da Fruticultura”. O evento será realizado nos dias 30, 31 de agosto e 1o de setembro, totalmente on-line, gratuito e com emissão de certificado. O simpósio visa atrelar a difusão do conhecimento sobre o panorama da fruticultura com as experiências práticas de empresas e acadêmicos. O evento é organizado pelo grupo de Estudos “Luiz de Queiroz” (GELQ 2022), vinculado à Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP).
No primeiro dia do curso o tema principal será “Frutas e Clima Temperado”. A primeira palestra será “Panorama da Fruticultura Nacional”, ministrada pelo engenheiro agrônomo Jorge Luiz de Souza, que é diretor de Projetos da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas). Em seguida, será a vez do professor da Universidade de Brasília Osvaldo Yamanishi, que abordará “O cultivo do Mirtilo e sua expansão no Brasil”. A programação do dia será encerrada com a palestra “Vinhedos sob dupla-poda: cultivares e porta-enxertos para produção de vinhos de inverno”, a ser apresentada pela pesquisadora Cláudia Rita de Souza, da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).
O Mercado das Frutas No 2° dia, o tema será “O Mercado das Frutas”. A primeira palestra tem como título “Do campo ao supermercado. O caminho das frutas”, a ser ministrada por Valeska de Oliveira Cire, representante no Brasil da PMA, associação ligada ao mercado de produtos frescos. A segunda apresentação do dia terá como tema “Comercialização de hortifruti no varejo”, por Luiz Roberto Baruzzi conselheiro da PMA e gerente de compras de FLV de um grupo de supermercados. Em seguida, será a vez de o engenheiro agrônomo Arnaldo Eijsink abordar “O cultivo de uvas de mesa no Vale do São Francisco. Experiência da Labrunier”. Eijsink é ex-diretor do grupo Carrefour e responsável por iniciar e desenvolver a empresa Labrunier. O segundo dia do simpósio será encerrado com a palestra “O cultivo do Melão no Nordeste Brasileiro. A experiência da Itaueira”, a ser ministrada pelo diretor comercial da Itaueira, Carlos Prado Filho.
Frutas de Clima Tropical O terceiro dia de programação será aberto pela palestra “Como manter a liderança e competitividade sustentável da citricultura brasileira frente ao greening”, a ser apresentada pelo gerente-geral do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), Juliano Ayres. “Novas tecnologias para a cultura do abacate”, é a palestra que vem em seguida, com apresentação do consultor e pesquisador em abacateiro Bruno Henrique Leite Gonçalves. O evento será encerrado com a apresentação “Uma abordagem moderna na Fruticultura. Da Fruticultura 4.0 à Gestão humanizada de pessoas”, pelo diretor da empresa Sítio Barreiras Fruticultura, Fábio Regis de Albuquerque. O link para a inscrição é este: https://fealq.org.br/eventos/simposio-agrodigital-panorama-e-desafios-da-fruticultura/
Acompanhe o Instagram para mais informações (@fruticultura.gelq e @gelqesalq) e o evento no Linkedin (Simpósio Agrodigital: Panorama e Desafios da Fruticultura).
*com informações da Fealq.
Outras informações: Departamento de Comunicação CeasaMinas (31) 3399-2011/2012/2035/2036.
Notícia de 26/08/2021.
|
|