|
 O Itecnet, novo sistema de processamento de dados de oferta e preços de produtos na CeasaMinas, não apresentou problemas desde a sua instalação no início de agosto. "A coisa está muito recente. Mas em todos os contatos que tenho tido com os gerentes do interior, eles falam que o sistema está funcionando normal', diz o chefe da Seção de Informações de Mercado da CeasaMinas, Ricardo Martins.
A função do Itecnet é auxiliar na formação dos preços e cálculo do volume de hortigranjeiros comercializados diariamente na CeasaMinas. O programa está em operação nas seis unidades administradas pela CeasaMinas e também nos entrepostos de Uberaba e Poços de Caldas.
Dentre as vantagens de Itecnet, Ricardo destaca que a entrada de dados vai ser mais rápida, tanto os lançamentos da portaria como os da pesquisa de preços. Além disso, haverá a integração com o sistema de gestão de comercialização do Mercado Livre do Produtor (MLP). Outra vantagem do Itecnet é que os relatórios poderão ser gerados em vários formatos de arquivo (Word, Excel e PDF por exemplo). Estes relatórios são utilizados internamente e também para atender a demandas da Emater, Banco do Brasil, imprensa, Fundação Getúlio Vargas, Prefeituras, dentre outras instituições.
DetecWeb
O Itecnet veio para substituir o DetecWeb, antigo sistema de informática desenvolvido na CeasaMinas e que teve grande sucesso. "Com o DetecWeb, a informação conseguiu chegar a todos que precisavam dela. Extensão rural, universidades, pesquisa agrícola, prefeituras municipais", afirma Ricardo.
O DetecWeb foi tão importante para a sociedade brasileira que passou a ser usado pela Conab com o nome de Simab. Com este nome, ele foi instalado também em outras Ceasas do Brasil, como as do Acre, Campinas e Rio de Janeiro. É uma demonstração de que a CeasaMinas tem grande importância para a sociedade brasileira.
Mais informações:
Departamento de Comunicação: 3399-2011 Notícia de 13/09/2021.
|
|