CEASAMINAS - Centrais de Abastecimento de Minas Gerais S.A.
  Contagem, quarta-feira, 27 de outubro de 2021.

Melhorias nos MLPs são discutidas em Conselho Gestor

Divulgação

Investimentos em infraestrutura e estratégias para aprimorar o comércio de produtos e a gestão são algumas das principais discussões realizadas nas reuniões semanais do Conselho Gestor dos Mercados Livres do Produtor das Ceasas de Minas Gerais, coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), com participação da CeasaMinas. Também integram o grupo membros da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/MG) e das associações representativas dos produtores rurais dos entrepostos de Contagem, Uberlândia, Juiz de Fora, Governador Valadares, Caratinga e Barbacena.

De propriedade do estado de Minas Gerais, os MLPs são pavilhões destinados à comercialização de hortigranjeiros e demais produtos complementares, exclusivamente produzidos no Estado, sendo a CeasaMinas responsável pela gestão, por meio de contrato com o governo estadual.

O Conselho Gestor apoia a identificação de problemas e apresenta sugestões para melhorar o funcionamento desses espaços, sugerindo também investimentos e outras ações que garantam o equilíbrio econômico e financeiro das unidades.

De acordo com o subsecretário de Política e Economia Agropecuária da Seapa, João Ricardo Albanez, a criação do conselho visa cumprir a legislação que prevê a participação dos produtores rurais. A norma em questão é a Lei no 12.422/96, a qual, em seu artigo 4o,, parágrafo 2o, assegura ?a participação de representantes dos produtores, por eles eleitos, na gestão do Mercado Livre do Produtor?.

Segundo o subsecretário, que também é presidente do conselho, o grupo, na medida em quem possui caráter consultivo, é capaz de auxiliar a Seapa, órgão deliberativo, na tomada de decisões que vão afetar diretamente o dia a dia dos produtores rurais.


Para o diretor Técnico-Operacional da CeasaMinas, Ivagner Ferreira, a grande importância do conselho é justamente a de permitir a discussão dos assuntos de forma colegiada, com representantes de todos os seis entrepostos.

Ferreira ressalta que uma das principais pautas discutidas pelos conselheiros está relacionada ao cronograma de investimentos em manutenção. Ele cita como exemplos ações como as reformas dos telhados, as pinturas dos boxes, o recapeamento asfáltico e a limpeza das calhas.

Concessão à iniciativa privada

Outro tema entre os mais debatidos pelos conselheiros está o ligado à concessão dos MLPs à iniciativa privada, prevista para ocorrer junto com a desestatização da CeasaMinas. Conforme o governo federal, o vencedor do leilão de privatização da CeasaMinas, programado para fevereiro de 2022, deverá também assumir a gestão dos MLPs. Nesse caso, de acordo com a programação, a assinatura do novo contrato de gestão se daria até abril do próximo ano.

João Albanez explica que os produtores rurais participantes do conselho têm recebido informações atualizadas sobre as discussões entre os governos federal e estadual a respeito do projeto de concessão. O subsecretário esclarece também que nenhum MLP será vendido: o que está prevista é uma concessão onerosa para um agente privado, o qual executará um modelo de gestão similar ao atual. Sendo assim, após a conclusão do processo, estaria garantida, segundo ele, a continuidade do uso dos espaços exclusivamente pelos produtores mineiros.

Raio X dos MLPs

Os seis MLPs administrados pela CeasaMinas foram responsáveis em 2020 por movimentar R$ 1,3 bilhão em valor comercializado, com 666 milhões de quilos ofertados. Ao todo, as unidades possuem 4,1 mil produtores rurais ativos. Apenas na CeasaMinas-Grande BH, são 3,2 mil agricultores ativos, que comercializaram no ano passado cerca de R$ 990 milhões, com volume ofertado de 515 milhões de quilos.

Além da Seapa, CeasaMinas, Emater/MG e associações dos produtores, também participa do Conselho Gestor dos MLPs a Cooperativa dos Produtores de Hortifrutigranjeiros do Estado de Minas Gerais (Coophemg).

Mais informações:
Departamento de Comunicação CeasaMinas (31) 3399-2011/2012/2035.


Notícia de 13/10/2021.

Endereços:
Unidade de Contagem
Rodovia BR-040 km 688 - Kennedy
Contagem, MG, Brasil. CEP: 32.145-900
Telefone: (31)3399-2050

Unidade de Uberlândia
Rodovia BR-050 KM 76 - Segismundo Pereira
Uberlândia, MG, Brasil. CEP: 38.408-369
Telefone: (34)3234-1277

Unidade de Juiz de Fora
Avenida Doutor Simeão de Faria, nº 2525 - Santa Cruz
Juiz de Fora, MG, Brasil. CEP: 36.088-000
Telefone: (32)3222-5460

Unidade de Barbacena
Rodovia BR-040, km 698 - Caiçara
Barbacena, MG, Brasil. CEP: 36.204-666
Telefone: (32)3331-6242

Unidade de Caratinga
Rodovia BR 116, Km 529 - Nossa Senhora das Graças
Caratinga, MG, Brasil. CEP: 35.300-970
Telefone: (33)3321-7243

Unidade de Governador Valadares
Rodovia BR 116, Km 413 - Turmalina
Governador Valadares, MG, Brasil. CEP: 35.042-060
Telefone: (33)3221-2979



Copyright © - Todos os direitos reservados - Centrais de Abastecimento de Minas Gerais S.A.
DETIN - Departamento de Tecnologia da Informação da CeasaMinas.