CEASAMINAS - Centrais de Abastecimento de Minas Gerais S.A.
  Contagem, sábado, 13 de setembro de 2025.

CeasaMinas participa de reunião com vereadores de Caratinga a respeito da privatização da empresa

Câmara Municipal de Caratinga

A privatização da CeasaMinas foi tema da reunião ordinária da Câmara Municipal de Caratinga realizada na última segunda-feira, 08/11. O chefe de gabinete da CeasaMinas, Marcos Araújo, participou da reunião e esclareceu as dúvidas dos vereadores de Caratinga, onde a CeasaMinas possui uma unidade. ?Estamos trabalhando para que ocorra a privatização, mas não estamos deixando a empresa no ostracismo. Estamos trabalhando como se a empresa fosse continuar pública?, afirmou Marcos, referindo-se aos investimentos que têm sido e ainda serão feitos pela nova diretoria, que tomou posse no último mês de junho.

Segundo Marcos, há uma preocupação em revitalizar todos os seis entrepostos da CeasaMinas. Em visita técnica ao mercado de Caratinga, uma comitiva conheceu de perto as demandas do local e foram mapeados alguns pontos que precisam de melhoria, a exemplo dos banheiros públicos e do piso do MLP (Mercado Livre do Produtor). Também há a intenção de aumentar os dias de comercialização em Caratinga, que hoje ocorre às terças e quintas-feiras, ?se isso for do interesse da Secretaria de Agricultura, dos produtores, dos comerciantes e das associações. Queremos ouvir o que os usuários pensam?, esclareceu o chefe de gabinete.

Privatização

Na ocasião, os vereadores de Caratinga tomaram conhecimento do cronograma de privatização elaborado pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), responsável por elaborar o modelo de licitação para a privatização da CeasaMinas. O Ministério da Economia e o BNDES enviarão, no dia 30/11, o modelo do edital ao TCU (Tribunal de Contas da União), que terá 90 dias para avaliar o documento. O leilão está marcado para o último dia útil do mês de março de 2022.

Marcos Araújo tranquilizou os produtores rurais que comercializam suas mercadorias nos entrepostos. Ele explicou que os MLPs pertencem ao governo estadual, sendo administrados pela CeasaMinas, que é uma empresa ligada ao governo federal, por meio de convênio. ?Provavelmente, o governo estadual passará a administração dos MLPs para o vencedor da licitação, desde que todos os direitos e garantias dos produtores sejam mantidos. Se houver a privatização, não vejo nenhuma grande preocupação para os produtores?, acredita.

Departamento de Comunicação: 31 3399-2011/2012/2035/2036


Notícia de 16/11/2021.

Endereços:
Unidade de Contagem
Rodovia BR-040 km 688 - Kennedy
Contagem, MG, Brasil. CEP: 32.145-900
Telefone: (31)3399-2050

Unidade de Uberlândia
Rodovia BR-050 KM 76 - Segismundo Pereira
Uberlândia, MG, Brasil. CEP: 38.408-369
Telefone: (34)3234-1277

Unidade de Juiz de Fora
Avenida Doutor Simeão de Faria, nº 2525 - Santa Cruz
Juiz de Fora, MG, Brasil. CEP: 36.088-000
Telefone: (32)99163-5460

Unidade de Barbacena
Rodovia BR-040, km 698 - Caiçara
Barbacena, MG, Brasil. CEP: 36.204-666
Telefone: (32)3331-6242

Unidade de Caratinga
Rodovia BR 116, Km 529 - Graça
Caratinga, MG, Brasil. CEP: 35.300-359
Telefone: (33)3321-7243

Unidade de Governador Valadares
Rodovia BR 116, Km 413 - Turmalina
Governador Valadares, MG, Brasil. CEP: 35.042-060
Telefone: (33)99110-0011



Copyright © - Todos os direitos reservados - Centrais de Abastecimento de Minas Gerais S.A.
DETIN - Departamento de Tecnologia da Informação da CeasaMinas.