|
 A partir de 2022, empresas que forem doadoras do Prodal Banco de Alimentos da CeasaMinas serão beneficiadas com isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O benefício será oferecido dentro do Programa Brasil Fraterno - Comida no Prato, lançado no último dia 11 pelo governo federal em Brasília (DF). A iniciativa, coordenada pelo Ministério da Cidadania, visa mobilizar doações de alimentos em todo o país para entidades socioassistenciais, bancos de alimentos e outros equipamentos que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade, contribuindo para combater a fome por meio da redução de perdas e de desperdício.
A solenidade de lançamento contou com a participação do presidente da República, Jair Bolsonaro, do ministro da Cidadania, João Roma, da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, e da primeira-dama, Michelle Bolsonaro. Todos eles receberam um kit contendo material explicativo sobre o projeto de desidratação de alimentos do Prodal, entregues pelo presidente do Instituto CeasaMinas, Ricardo Carnaval, e pela nutricionista Sara Galdino, diretora-técnica do banco de alimentos.
A desidratação é uma forma de aumentar em até dois anos a vida útil dos alimentos que são doados ao Prodal: mandioca, batata-doce, abóbora, cenoura e beterraba são acrescidas de proteína de soja e macarrão para se transformarem em um nutritivo mix de legumes.
Cada quilo do mix pode render até 40 refeições, complementando a base das doações, que são de gêneros in natura, ou seja, frutas e hortaliças não comercializáveis, mas próprias para consumo. Os alimentos são doados por produtores rurais e lojistas do entreposto de Contagem. Ao chegarem à sede do programa, são separados, processados, higienizados e, em seguida, encaminhados.
De acordo com Ricardo Carnaval, o Programa Brasil Fraterno - Comida no Prato deverá alavancar as doações principalmente de produtos não perecíveis, o que inclui arroz, feijão, macarrão, dentre outros.
Ao mesmo tempo, a novidade criará condições para ampliar o cadastramento de entidades beneficentes. Atualmente, são 181 organizações filantrópicas cadastradas, como creches, asilos e casas de abrigo, beneficiando, por semana, cerca de 27,5 mil pessoas. "Hoje este número só não é maior porque não há doações suficientes", explica Carnaval.
Vale lembrar que as empresas que doarem no âmbito do programa ainda vão receber o Selo Brasil Fraterno: Comida no Prato.
Rede de Bancos de Alimentos
Durante a visita a Brasília, Ricardo Carnaval foi convidado a participar do Conselho Gestor da Rede Brasileira de Banco de Alimentos. "Estão sendo feitas as últimas tratativas para formalizar nossa participação tanto no conselho quanto na rede", ele afirma.
Segundo o governo federal, a rede de bancos de alimentos do país já distribuiu 73,5 mil toneladas de alimentos e beneficiou 3,8 milhões de pessoas. Só neste ano, até outubro, já foram doados R$ 42 milhões em alimentos com isenção do ICMS.
Outra novidade é a inclusão do Prodal no Grupo de Trabalho de Perdas e Desperdícios de Alimentos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Como doar Para adquirir o mix de legumes e saber de outras formas de apoiar o Prodal Banco de Alimentos, acesse www.prodal.org.br ou ligue no 31 3399-3433/ 99837-1216.
Outras informações: Departamento de Comunicação CeasaMinas (31) 3399-2011/2012/2035/2036
Notícia de 17/11/2021.
|
|