|
 Os hortigranjeiros, setor formado por hortaliças, frutas e ovos, apresentou um aumento médio de 4% no preço, em janeiro deste ano em relação a dezembro de 2021, no atacado do entreposto de Contagem da CeasaMinas. O grupo das hortaliças, constituído por legumes e verduras, foi o responsável por pressionar a alta, tendo ficado, em média, 20% mais caro. As frutas apresentaram queda média de 8% no preço, e a cotação dos ovos recuou 14,4%. A previsão é que o impacto do clima na oferta e no preço possa ser atenuado somente após o primeiro trimestre.
Tradicionalmente as chuvas afetam sobretudo as hortaliças-fruto e as folhosas, produtos mais sensíveis. São exemplos o quiabo, com alta de 28,2%, e o repolho (43,8%). Há também situações nas quais a dificuldade na colheita é o que reduz a oferta de alguns produtos na CeasaMinas, a exemplo de cenoura, cujo preço foi 91% maior no período, beterraba (39,2%) e batata (37,8%).
Entre as hortaliças que apresentaram redução de preço estão milho-verde (-38,2%), mandioca (-5,5%) e alho brasileiro (-4,6%).
Frutas No grupo das frutas, os principais recuos nos preços foram verificados com mamão-formosa (-28,5%), limão-tahiti (-20,2%), banana-nanica (-17,9%) e maçã nacional (-15%).
Das altas, merecem destaque melão (36,5%), pêssego (24,4%), manga (18,9%), banana-prata (12%) e melancia (11,2%).
Ovos Já a redução do valor dos ovos é resultado principalmente do aumento de 7,9% do volume ofertado no entreposto. Mas é bom o consumidor ficar atento, pois a tendência é de reação nas cotações dos ovos, como normalmente é verificado após o fim das férias escolares.
Dicas O coordenador da Seção de Informações de Mercado da CeasaMinas, Ricardo Fernandes Martins, explica que alguns produtos com redução de preço no levantamento de janeiro continuam com preços acima da média anual, a exemplo do mamão-formosa e mandioca. Por isso, ele orienta o consumidor a pesquisar bastante ao ir às compras e ficar atento às promoções do varejo. Dentre os produtos com preços mais atrativos, seguem algumas opções:
- limão-tahiti
- banana-nanica
- laranja-pera
- maçã nacional
- milho-verde
- uva niágara
- morango
Outros dados sobre comercialização, incluindo o Boletim Diário de Preços, estão disponíveis no site da CeasaMinas, no link Informações de Mercado.
Mais informações: Departamento de Comunicação CeasaMinas (31) 3399-2011/2012/2035 Notícia de 03/02/2022.
|
|