 A CeasaMinas realiza nestes dias 5 e 6 uma capacitação de técnicas da central de abastecimento municipal de Patos de Minas para permitir a utilização do Itecnet, sistema de computador de processamento de dados de oferta e preços de produtos. O treinamento inclui reuniões de apresentação e um acompanhamento da pesquisa de preços realizada no Mercado Livre do Produtor (MLP) do entreposto de Contagem da CeasaMinas.
Participam do treinamento a diretora de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Patos de Minas, Cristiane Rodrigues Londe, e a coordenadora da Ceasa Regional do município, Dayse Nara de Melo.
A função do Itecnet é auxiliar na formação dos preços e cálculo do volume de hortigranjeiros comercializados diariamente na CeasaMinas. O programa está em operação nas seis unidades administradas pela CeasaMinas (Contagem, Uberlândia, Juiz de Fora, Governador Valadares, Caratinga e Barbacena) e também nos entrepostos de Uberaba e Poços de Caldas.
Benefícios O sistema foi implantado em 2021 e tem agilizado a entrada de dados, incluindo os lançamentos das portarias bem como os das pesquisas de preços junto a produtores rurais e concessionários.
Segundo o chefe da Seção de Informações de Mercado da CeasaMinas e coordenador da capacitação, Ricardo Fernandes Martins, o sistema permite ainda a integração com a gestão de comercialização do MLP. Além disso, os relatórios passaram a poder ser gerados em vários formatos de arquivo (Word, Excel e PDF, por exemplo).
Esses documentos são utilizados internamente e também para atender a demandas da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/MG), Banco do Brasil, imprensa, Fundação Getúlio Vargas e prefeituras, dentre outras instituições.
Patos de Minas está localizada na região do Alto Paranaíba, a 415 quilômetros da capital, com população de 155 mil habitantes.
Mais informações: Departamento de Comunicação CeasaMinas 31 3399-2011/2012/2035/2036 Notícia de 05/10/2022.
|