|
 A CeasaMinas está realizando uma série de visitas aos Barracões do Produtor com o objetivo de levantar as principais demandas dos produtores rurais que utilizam esses espaços. Recentemente, técnicos da estatal estiverem em São Joaquim de Bicas, para conversar com os 20 produtos associados ao barracão do município. As visitas estão sendo organizadas pelo Departamento Técnico da CeasaMinas (Detec), que elabora um diagnóstico com as demandas apresentadas em cada barracão.
Em São Joaquim de Bicas, o barracão conta com uma máquina de selecionar tomate, tratores, pulverizadores, carreta para transporte dos produtos e um escritório. Tudo isso é compartilhado pelos produtores associados. “Eles são muito organizados e utilizam bem a estrutura”, afirma o chefe do Detec, Junior Cardoso. São Joaquim de Bicas destaca-se pela produção de chuchu, milho verde e abobrinha.
Os Barracões do Produtor são locais equipadas para o beneficiamento de frutas e hortaliças antes de seguirem para o mercado, resultando na maior valorização da produção. Trabalhando em equipe, os produtores também conseguem economizar tempo e dinheiro. Em vez de os 20 produtores irem até a CeasaMinas para comercializar, por exemplo, apenas dois vêm representando todos os associados. “Quem não vem até a CeasaMinas pode aproveitar esse tempo para cuidar da lavoura. Se o barracão não existisse, seria cada um por si e cada produtor teria que se virar”, explica Júnior.
Valdir Campos, técnico da CeasaMinas que também esteve em São Joaquim de Bicas, conta que os benefícios não são apenas para os produtores, mas também para quem compra seus produtos. “O barracão contribui para melhorar a classificação do produto, estimular a higienização das caixas. O produtor evolui e passa a ter uma mercadoria melhor”, diz. A CeasaMinas já está elaborando o cronograma de visitas de 2023.
Notícia de 12/12/2022.
|
|