 A CeasaMinas recebeu uma comitiva da Cooperativa Fruta Feia, de Portugal. Representantes da Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg) também estiveram na visita, que passou pelo Prodal banco de Alimentos, Mercado Livre do Produtor (MLP), setor permanente e foi concluída com palestras no prédio da administração. A Fruta Feia está ajudando a combater a fome e reduzindo o desperdício de alimentos.
A Cooperativa compra frutas e hortaliças que não seriam vendidas pelos produtores rurais, por não terem padrões de comercialização, mas que mantém seus valores nutricionais. A maior parte desses produtos é revendida para o consumidor final a preços muito mais baixos do que os de mercado. Aqueles produtos que, por algum motivo, não são vendidos passam a ser doados.
“O preço ao consumidor é metade do preço do supermercado. Nós chegamos a esse preço cumprindo algumas condições que fazem parte do nosso modelo. Não temos armazenamento, a colheita com os agricultores é feita no mesmo dia que a entrega aos consumidores. Não temos lojas, usamos espaços cedidos por associações, reutilizamos materiais. Temos muito pouco custos. Tentamos eliminar todos os custos fixos possíveis e assim conseguimos chegar ao consumidor com um preço que é metade do preço do supermercado. Em relação ao preço que nós pagamos aos agricultores, nós temos uma relação muito próxima com os agricultores porque nós vamos lá carregar os produtos. Nós estamos com eles todas as manhãs. E este preço são eles que nos dizem: olha um preço justo para esse produto é X, que é o que cobre o custo da produção e ainda me dá um lucro. E é assim que nós formamos o preço de compra com os agricultores. É falando com eles”, afirma Isabel Soares, presidente da Cooperativa Fruta Feia.
Atualmente, a Fruta Feia compra os produtos de 360 produtores rurais e de 16 associações de agricultores. O número de consumidores finais que compram os produtos da Cooperativa é de 9 mil, além de uma lista de espera.
“É uma iniciativa muito bonita, uma semente que eles plantaram aqui e que serve de exemplo para a gente”, diz José Antônio Dias, presidente da Cooperativa dos Produtores (Coophemg) que também acompanhou a visita.
Mais informações:
Departamento de Comunicação: (31) 3399-2011 Notícia de 28/11/2023.
|