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O preço médio dos hortigranjeiros, setor que inclui hortaliças, frutas e ovos, apresentou alta de 6,7% em 2023 no comparativo com 2022, no atacado do entreposto de Contagem da CeasaMinas. O preço médio do quilo comercializado nesse segmento passou de R$ 3,60 para R$ 3,84. A alta foi puxada pelo grupo das frutas e dos ovos, cujos aumentos foram de 14,1% e 24,4%, respectivamente. Já o preço médio das hortaliças caiu 2,4% no ano. A oferta dos hortigranjeiros aumentou 5,5% no ano.
O aumento do preço geral em 2023 foi menos expressivo do que em 2022, quando o inverno intenso, com geadas, fez o preço subir 36,9%. Segundo o chefe da Seção de Informações de Mercado da CeasaMinas, Ricardo Martins, o inverno do ano passado foi rigoroso, mas não afetou tanto. Nem mesmo as temperaturas elevadas provocaram tantos prejuízos como poderia se esperar. “Os produtores não tiveram problema com irrigação”, explica Ricardo.
Hortaliças
Em 2023, o preço da cebola reduziu 21,6%. Com o preço da cebola elevado em 2022, muitos produtores começaram a cultivá-la. O aumento da oferta fez o preço cair em 2023. Além da cebola, produtos importantes como a moranga híbrida (- 25,4%), a mandioca (- 18,7%) e até mesmo o chuchu (- 14%), que encerrou o ano com cotações altas, ficaram mais baratos no acumulado de 2023. Por outro lado, couve-flor (22,7%), tomate (12,6%) e berinjela (12,8%) encareceram. Com relação à oferta do grupo, houve aumento de 4,4%.
Frutas
No grupo das frutas, o abacaxi teve o aumento mais significativo no preço: 39,7%. Por conta das condições do solo, a produção do abacaxi muda de região de tempos em tempos. “Em 2023, a produção ficou concentrada no Pará, Maranhão e Bahia. Essa distância maior que o abacaxi teve que percorrer para chegar até aqui influenciou no aumento do preço”, justifica Ricardo Martins.
Laranja-pera (18,1%) e maçã brasileira (19,2%) também contribuíram para o aumento geral do preço das frutas. Somente o abacate apresentou queda expressiva no preço: 22,2%. Para as demais frutas que baratearam, essa redução foi tímida. A banana nanica, por exemplo, ficou 3,5% mais barata. Já o preço do melão apresentou redução de 3,9% em 2023. Foi observado aumento de 7,7% na oferta do grupo das frutas.
Ovos
O grupo dos ovos foi o que apresentou maior aumento no preço em 2023, 24,4%, sobretudo em razão do preço dos insumos. A oferta dos ovos caiu 2,8% no último ano. Em 2022, também houve queda na oferta. “O granjeiro aprendeu a regular a oferta com relação à demanda, pois sabe que o preço cai quando a oferta aumenta”, conta Ricardo.
Valor comercializado
Considerando todos os produtos comercializados no entreposto da CeasaMinas em Contagem, o que inclui, além dos hortigranjeiros, também o grupo dos cereais e dos industrializados, o valor da comercialização em 2023 foi de R$ 8,3 bilhões – 12,5% a mais do que no ano anterior. A oferta geral foi de mais de 1.9 milhão de toneladas, um aumento de 6,7% em relação a 2022.
Mais informações:
Seção de Comunicação - 31 3399-2011/2035
Notícia de 16/01/2024.
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