|
.jpg) Dois assessores do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) visitaram o entreposto de Contagem nos dias 1 e 2/4. Como resultado da visita ficou definido que o MDA vai fazer uma intermediação entre CeasaMinas e grupos prioritários para comercialização no Mercado Livre do Produtor (MLP), como agircultores urbanos e periurbanos, quilombolas, comunidades tradicionais, assentados da reforma agrária e outros agricultores familiares.
Dessa forma, a expectativa é que estes grupos possam ter acesso aos cerca de 45 mil clientes diretos que o mercado da CeasaMinas tem. Para oficializar esta parceria entre MDA e CeasaMinas já está em elaboração um termo de cooperação técnica.
O roteiro da visita incluiu reuniões com a diretoria, associação dos produtores (Aphcemg), departamento técnico e seção de agroqualidade da CeasaMinas. Foram feitas ainda visitas a lojas, MLP e Prodal Banco de Alimentos. Representaram o MDA no encontro, o assessor técnico Fábio Schwab do Nascimento, e o coordenador Viete Passos.
Produtos processados
Caso nos grupos prioritários existam fabricantes de produtos processados, será promovida uma orientação técnica relativa às questões sanitárias. Os produtos processados, como queijos, doces, mel e conservas, As exigências variam de acordo com o tipo de produto, podendo incluir, por exemplo, inspeção do Ministério da Agricultura ou do Instituto Mineiro de Agricultura (Ima), alvará emitido pela Vigilância Sanitária e refrigeração adequada.
Mais informações:
Seção de comunicação: (31) 3399-2011 Notícia de 04/04/2025.
|
|