.jpg) A CeasaMinas-Governador Valadares cadastrou cerca de 50 produtores rurais no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (Caf). Essas pessoas são vítimas da tragédia de Mariana ocorrida em 2015, quando uma represa da Vale se rompeu e atingiu o Rio Doce. O grupo foi cadastrado no Caf durante os meses de fevereiro e março, a fim de possibilitar sua inclusão no Programa de Transferência de Renda (PTR) previsto do Novo Acordo do Rio Doce.
“Todos os programas do Governo voltados para a agricultura familiar tem como requisito o Caf. Há linhas de crédito com juros especiais, programas de assistência e uma série de outros benefícios”, afirma o gerente da CeasaMinas-Governador Valadares, Felipe Câmara.
Os cadastrados ainda não comercializam na CeasaMinas, mas produzem na região de Governador Valadares. O primeiro contato entre a CeasaMinas e os produtores aconteceu durante o cadastramento e foi promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no âmbito do esforço de busca ativa de atingidos pela tragédia de Mariana. O cadastramento também teve o apoio do Incra e de sindicatos e instituições de Governador Valadares.
Comercialização na CeasaMinas
De acordo com Felipe Câmara, a CeasaMinas tem a intenção de atrair os cadastrados para dentro do mercado. “A maioria dos produtores produz um número maior de itens em pequena quantidade, mais voltada para a subsistência. No entanto, há um projeto do Planejamento Estratégico da CeasaMinas que visa trazer os grupos prioritários para o Mercado Livre do Produtor (MLP). Eles são parte desse público alvo”, afirma Felipe.
Mais informações:
Seção de Comunicação: (31) 3399-2011 Notícia de 16/04/2025.
|