|
 Sabe aquela banana bem madura, com a casca preta? E aquele tomate deformado, que ninguém quer levar pra casa? Para quem vai às compras, produtos assim não são nada desejados. Mas para o Prodal Banco de Alimentos, eles são muito úteis e ajudaram a complementar 1.9 milhão de refeições no último mês. De acordo com a nutricionista e coordenadora do Prodal, Fabiana Costa, algumas características consideradas defeitos não tornam os alimentos impróprios para o consumo.
Um dos melhores exemplos é a banana madura. Mesmo quando parte da casca já está bem escura e alguns frutos acabam se desprendendo da penca, a banana ainda pode ser usada pelas instituições atendidas pelo Prodal para fazer doces, vitaminas e, até mesmo, ser consumida in natura, seja sozinha ou em saladas de frutas. “Nem quando um pedaço da banana está amassado seu consumo fica inviabilizado. Basta descascar e desprezar somente a parte amassada”, explica a nutricionista.
Produtos deformados também costumam ser dispensados pelos consumidores, como o tomate que aparece na foto que ilustra esta notícia. Ele pode até ser feio por fora, mas por dentro está perfeito e, nas mãos das cozinheiras que trabalham nas instituições atendidas pelo Prodal, viram refeições nutritivas para crianças, idosos, famílias em situação de vulnerabilidade alimentar e tantas outras pessoas – no último mês, foram 39.763 pessoas beneficiadas diretamente pelo Prodal.
Outro defeito visual que não compromete a qualidade dos alimentos é o tamanho. “A gente recebe laranjas pequenas, fora do padrão de mercado. Algumas chegam até com manchas na casca”, conta Fabiana. A nutricionista esclarece que as manchas na casca da laranja não impactam a qualidade do fruto. Elas podem ser usadas para fazer suco ou, depois de descascadas, podem ser consumidas in natura.
COMO DOAR?
Se você é produtor rural ou concessionário da CeasaMinas e não conseguiu vender sua mercadoria por algum desses motivos, não descarte-a no lixo. Ligue para o número (31) 3399-3433 e uma equipe do Prodal irá até o seu box ou a porta da sua loja para recolher a doação.
Notícia de 17/09/2025.
|
|